quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seguidores de Patch Adams



A morte deve ser considerada a maior derrota da medicina, escreveu Augusto Cury, médico renomado, em “ O futuro da humanidade”. Com amante de seus livros e admiração pela vida, tenho essas palavras com verdade inalienável que deve ser buscada e respeitada.
Todos nós vamos para a solidão de um túmulo, um dia. Aos médicos, profissionais da vida, cabem prolongá-la ao máximo visto que passaram boa parte de suas vidas estudando meios e métodos de torná-la plena e saudável a longo prazo. Ser médico é trabalhar no seio da humanidade e não apenas prescrever diagnósticos. Um pediatra adentra na base de uma família, o neurologista, conhece as mazelas psíquicas que afrontam o ser humano. Se não, a humanidade tornar-se-á fria e a vida sem valor algum.
Autorizar o desligamento de aparelhos que sustentam e prolongam nem que sejam por alguns instantes, é aceitar a perda e derrota da medicina, e não fazê-lo, é agarrar-se ao conceito de esperança e amor que devem andar aliados a razão médica. Afinal, um doutor da medicina que repudia a morte apesar de vê-la todos os dias não acreditar no sopro de vida que ainda existe antes que seja dado um ultimo suspiro, que outro profissional irá fazê-lo? Seremos condenados a frieza e irrelevância de viver, conceitos tão disseminados nos dias de hoje, em que o individualismo prevalece nas relações sociais.
Patch Adams relatou bem a frieza e individualidade que tomam o leito dos hospitais, onde apesar de muitos pacientes em estado terminal, viu neles solo fértil de alegria e esperança, estória que comoveu milhares de pessoas em todo o mundo, ensinando-nos a creditar na vida até os últimos instantes dela, o que mudou a realidade de muitos médicos e pacientes. Todos os médicos, como profissionais da vida, deveriam ser um pouco, seguidores de Patch Adams.


OBS: a estória desse texto é bem legal!
Numa aula de filosofia do Colégio Militar, o professor debatendo sobre a questão da autonásia pediu pra levantar a mão aqueles que autorizariam,a maioia levantou , e para o meu espanto, todos aqueles que iam fazer medicina ( os nerdões lá da sala)levantaram, apenas eu e mais três votaram contra. Meu Deus, quais são conceitos do mundo de hoje!?
Quando foi na Prova da Unicamp, o tema da redaçao foi: Autotonásia. Pasmei! Essa era a oportunidade ímpar pra eu falar de Jesus e mostrar a importância de cada ser humano, mesmo em estado terminal, e fazê-los acreditar em milagres.Como eu não podia falar da bíblia numa redaçao de vestibular, saiu esse texto; e para o meu espanto maior ainda, na semanas que se seguiram a prova, quando saiu o resultado, a professora de redaçao leu meu texto em todas as salas do terceiro ano. ai que alegria!!!! pela primeira vez não me senti burra naquele colégio infestado de nerds.

Danii~

2 comentários:

  1. adorei o seu texto e concordo plenamente, um médico jamais deve desistir da vida de seu paciente. milagres sempre acontecem...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns é admirável alguém ir contra o conceito de mundo tenebroso, que Deus abençoe mais e mais sua vida e em Nome de Jesus te capacite transforme a sua fraqueza em alegria, troque suas vestes de tristeza em alegria... E continue mesmo que pareca o vale da sombra e da morte, por que Jesus está contigo, em Nome de Jesus eu oro, Amém.

    Continue assim...

    ResponderExcluir